Curso de Percepção Musical

Do que se trata?

Se engana quem pensa que a linguagem musical é algo distante e de difícil compreensão.
Seja iniciante ou em nível de aperfeiçoamento, amador ou profissional, o curso de Percepção Musical do Centro Musical Cigam é indicado para alunos que buscam uma “alfabetização musical” e querem ir além do que aprender a ler e escrever músicas.

O curso possui uma base sólida e altamente eficiente, e aborda desde as estruturas mais elementares às mais complexas da Percepção. Assim, o aluno pratica e aprende como dominar linguagem musical através de técnicas indispensáveis para seu desenvolvimento.

Aluno na aula de percepção do Cigam
Aluno na aula de Percepção Musical, no Cigam

O método

No curso de Percepção Musical, O Cigam estabelece duas frentes de ensino: ritmo e melodia.
Durantes as aulas, os alunos aprendem a reconhecer o som a partir da imagem e vice-versa, obtendo assim muito mais fluência e compreensão daquilo que se lê e escuta. Além disso, no trabalho melódico é utilizado o método Kodály de solfejo relativo (ou “dó” móvel), onde as notas musicais são tratadas por sua “função melódica” e não por seu som isolado, assim fica muito mais fácil de compreender a função de cada nota da melodia.


Desde 1987, o Cigam é referência em Percepção Musical e é por isso que, mesmo após anos, coleciona cada vez mais recomendações de ex-alunos e grandes nomes como a escola de música com o melhor método de ensino do Rio de Janeiro.

Exemplo de aula de Percepção Musical

Informações sobre o curso

Aula semanal em grupo
Duração de 1:30h
Disponível nos módulos Iniciação e Aperfeiçoamento

Se interessou?

A gente entra em contato com você.