CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
O que é o Cigam?
AddThis Social Bookmark Button

O Centro Musical Cigam, fundado em 1987 pelo professor Ian Guest  e desde 1997 dirigido pelo professor Claudio Bergamini, é um curso livre voltado para o ensino da música popular. Criá-lo foi a forma de atender à grande demanda de músicos que por exigências profissionais, desejavam se aperfeiçoar.

 

Aos poucos a idéia de poder lidar com a música popular, desde os níveis mais elementares do aprendizado até os mais avançados, trouxe um novo público. Atualmente atendemos a diversos perfis de aluno. Do iniciante ao músico que busca aperfeiçoamento, dos que só tocam de ouvido àqueles que precisam sempre da partitura, amadores ou profissionais, crianças, adolescentes ou adultos.

 

O Cigam é considerado uma referência como centro musical no Rio de Janeiro atraindo não só alunos residentes em nossa cidade, como também de municípios/estados vizinhos e até mesmo de outros países. A equipe de professores é composta por músicos profissionais em atividade na MPB, atuando em grupos novos ou ao lado de nomes consagrados da nossa música, e também com grande experiência pedagógica.


Dentre os muitos alunos que já passaram pela escola destacamos  Alberto Continentino (Ed Mota), José Paulo Becker e Marcello Gonçalves (Trio Madeira Brasil), Nelson Jacobina (Orquestra Imperial, Jorge Mautner), Mauro Diniz (Marisa Monte), Alceu Maia, Zé Mauro (cavaquinho Mocidade Independente), Luis Carlinhos, Bena Lobo, Marcus Tardelli, Márcio Wanderlei (Beth Carvalho), Bernardo Bosísio (Moska e Orquestra Onze Cabeças), Rogê, Henrique Band, Mariana Bernardes, Neil Teixeira (Os Cariocas), Rômulo Gomes, Rodrigo Sha, Fred Martins, Clarisse Grova, Paulo Aragão, Pedro Holanda, Adriano Souza (Emílio Santiago), Hiroshi Mizutani (Lulu Santos), Tadeu Meira - Thag (diretor de bateria do Império Serrano), Rita Ribeiro, Adriano Giffoni, Isabela Taviani, Itamar Assiére (Nana Caymmi), Lincoln de Lima (cavaquinho), Henry Lentino (Bandolin), Paulinho Mocidade, Mestre Odilon (Bateria da Grande Rio) e muitos outros. Veja o que dizem alguns alunos e professores a respeito do Cigam:

 

Depoimentos

“O Cigam continua oferecendo a oportunidade de se estudar música popular com uma linguagem moderna e voltada para o campo de trabalho.” - Neil Teixeira, ex-aluno (baixista e cantor, integrante do “Os cariocas”)


“O Cigam é uma das poucas escolas que oferecem um excelente nível de ensino na música contemporânea.” - Hiroshi Mizutani, ex-aluno (tecladista - Zélia Duncan, Fernanda Abreu, Paulinho Moska e Lulu Santos)


“Eu sempre recomendo o Cigam para as pessoas que querem estudar música popular a sério. Antes de conhecer a escola eu já estudava, mas foi lá que eu descobri os verdadeiros mistérios da música, graças aos bons professores que eu tive. É bom dizer que, mais adiante, eu fui um dos professores também.” - Mauro Diniz, ex-aluno  (cavaquinista – Marisa Monte)


“O Cigam foi muito importante na minha formação musical, não só pelo lado dos ensinamentos teóricos, mas também pelo incentivo às realizações práticas. Lá também pude conhecer muita gente que faz música e que, como eu, vive de música. Isso é muito bom porque gera uma troca de experiências.” - Zé Paulo Becker, ex-aluno (violonista e integrante do Trio Madeira Brasil)


"Conheço o CIGAM desde os tempos embrionários, em que ela ainda estava no papel e no coração de meu amigo e professor Ian Guest.  Hoje, sob a batuta de Claudio Bergamini, a escola se mantém firme em seu propósito de oferecer o que há de melhor em ensino musical no País. É um orgulho para nós termos no Rio de Janeiro uma escola de música com tamanho compromisso com a informação de alto nível. A música brasileira agradece!" - Nelson Faria (guitarrista, compositor, arranjador e professor)


"Uma escola seria e bem dirigida, que busca acima de tudo aprimorar o conhecimento musical dos alunos, com professores bem preparados, atuantes no mercado, e cursos bem estruturados." - Alexandre Carvalho (guitarrista, compositor, arranjador e professor)


"Acho o Cigam uma escola fundamental no Rio de Janeiro. O ensino é sério e sempre teve em seu corpo de professores os músicos de maior relevância do cenário musical brasileiro. A prova disso é a enorme quantidade de músicos de qualidade que o Cigam formou ao longo desses anos." - Eduardo Neves (saxofonista, flautista, compositor, arranjador e professor)

 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM