CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
Diferencial e Qualidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 16 de Janeiro de 2014 20:13
AddThis Social Bookmark Button

Fundado em 1987, o Cigam é um curso livre, especializado em música popular e oferece várias matérias com aulas em grupo ou individuais para diversos perfis de aluno. Dessa forma, qualquer pessoa pode estudar no Cigam, não importando se é amador ou profissional, iniciante ou em estágio de aperfeiçoamento, autodidata ou com formação superior.


Reconhecimento


Considerado uma referência como centro musical no Rio de Janeiro, o Cigam atrai não só alunos residentes em nossa cidade, como também de municípios/estados vizinhos e até mesmo de outros países.



Veja o que dizem alguns alunos e professores a respeito do Cigam:



“O Cigam continua oferecendo a oportunidade de se estudar música popular com uma linguagem moderna e voltada para o campo de trabalho.” - Neil Teixeira (ex-aluno,  baixista e cantor, integrante do “Os Cariocas”).

 

“Eu sempre recomendo o Cigam para as pessoas que querem estudar música popular a sério. Antes de conhecer a escola eu já estudava, mas foi lá que eu descobri os verdadeiros mistérios da música, graças aos bons professores que tive. É bom dizer que, mais adiante, eu fui um dos professores também.” - Mauro Diniz (ex-aluno e professor, cavaquinista – Marisa Monte).

 

"Conheço o Cigam desde os tempos embrionários, em que ainda estava no papel e no coração de meu amigo e professor Ian Guest. Hoje, sob a batuta de Claudio Bergamini, a escola se mantém firme em seu propósito de oferecer o que há de melhor em ensino musical no país. É um orgulho para nós termos no Rio de Janeiro uma escola de música com tamanho compromisso e informação de alto nível. A música brasileira agradece!" - Nelson Faria (guitarrista, compositor, arranjador e professor).

 

"Uma escola séria e bem dirigida, que busca acima de tudo aprimorar o conhecimento musical dos alunos, com professores bem preparados, atuantes no mercado, e cursos bem estruturados." - Alexandre Carvalho (guitarrista, compositor, arranjador e professor).

 

"Acho o Cigam uma escola fundamental no Rio de Janeiro. O ensino é sério e sempre teve em seu corpo de professores os músicos de maior relevância do cenário musical brasileiro. A prova disso é a enorme quantidade de músicos de qualidade que o Cigam formou ao longo desses anos." - Eduardo Neves (saxofonista, flautista, compositor, arranjador e professor).

Filosofia e Método

Hoje em dia a informação musical está a um clique, disponível também em livros, revistas especializadas, songbooks, vídeo-aulas e etc. Entretanto saber um monte de nomes técnicos e conceitos não é o mais importante. É preciso bastante treino para incorporar esses conceitos e transformá-los em música. Por isso, em nossas aulas, toda informação é ilustrada e colocada em prática imediatamente.

Nesse sentido, nossa missão é formar e não simplesmente informar. É fazer com que o aluno incorpore em sua prática musical os conceitos apresentados, ou seja, aprender fazendo. Acreditamos não apenas que este seja um bom caminho, mas que seja o caminho. Dessa forma, pesquisa e treinamento são as bases de nosso método de trabalho.

Perfil Cigam

Como ponto de partida, oferecemos o Perfil Cigam, nosso serviço de orientação pedagógica, gratuito e sem compromisso.

O interessado em estudar conosco é convidado a conhecer a escola, nossos cursos e método de ensino. No dia desta visita, são analisados o seu histórico musical e nível de conhecimento e a partir desses dados sugerimos um programa personalizado de estudo, com a orientação das matérias que o farão alcançar seus interesses e objetivos.

Não se trata de um teste de aptidão ou de admissão, uma vez que o Cigam atende a qualquer perfil de aluno. Serve unicamente para traçar o perfil do músico/estudante de música, além de verificar seus interesses e objetivos.

Aulas em grupo

O trabalho em grupo permite uma grande variedade de exercícios propostos. Além disso, a troca de experiências e de pontos de vista sobre um mesmo assunto ou exercício tornam essas aulas bastante dinâmicas e os conceitos são assimilados e incorporados de uma forma muito mais rica e descontraída.

Cursos regulares com aulas em grupo, semanais, com 1h30 min. de duração:

¯   Percepção Musical, Harmonia, Improvisação, Arranjo, Coral, Violão/guitarra e Piano/teclado.

Aulas individuais

As aulas práticas de instrumento e canto, voltadas para o desenvolvimento da técnica, do repertório, da leitura e da interpretação, são individuais e com programa feito sob medida aproveitando a "bagagem" musical de cada aluno.

Cursos regulares em aulas individuais, semanais, com 40 min. de duração:

¯   Baixo, Bandolim, Bateria, Canto Popular, Cavaquinho, Flauta, Gaita, Guitarra, Piano, Saxofone, Trompete, Violão e Violão de 7 cordas

Vantagens e Pacotes

¯   Baião-de-dois – É a combinação de uma matéria em grupo (Harmonia, Percepção, Improvisação ou Arranjo) com a prática do instrumento ou canto, em aulas individuais de 40 min. Ex.: Percepção + Guitarra; Harmonia + Piano. O Baião-de-dois proporciona ao aluno descontos especiais no preço de cada instrumento/canto.

¯   Prato Feito – É a combinação de duas matérias em grupo. Ex.: Percepção + Harmonia; Harmonia + Improvisação. Este pacote dá direito a 15% de desconto na matéria acrescentada. Isto é, se o aluno já cursa, por exemplo, Percepção e deseja acrescentar o curso de Harmonia, terá 15% de desconto nesta última matéria. O aluno poderá também juntar três ou mais matérias em grupo. Ex.: Percepção + Harmonia + Improvisação. Nesse caso, cada matéria acrescentada tem desconto de 15%. No nosso exemplo, 15% na Harmonia e 15% na Improvisação.

¯   Prato Feito + Baião-de-dois – O aluno também pode misturar os dois pacotes cursando duas ou mais matérias em grupo junto com uma ou mais matérias em aulas individuais. Ex.: Percepção + Harmonia + Cavaquinho; Harmonia + Improvisação + Flauta + Canto.

¯   Livre Acesso – Uma moderna ferramenta criada e exclusiva do Cigam, que permite ao aluno assistir aulas em outras turmas sem acréscimo no pagamento e sem burocracia. Assim, é possível intensificar o treinamento, repor uma aula, rever determinado assunto e até mesmo alcançar um nível mais adiantado.  Desta forma oferecemos uma abordagem individualizada, com as vantagens do trabalho coletivo e o respeito à velocidade de assimilação de cada aluno.

¯   Livre Acesso após a conclusão do curso – O aluno formado tem ainda um semestre depois da formatura para frequentar os cursos concluídos (Percepção, Harmonia, Improvisação e Arranjo), revendo e reforçando os conteúdos aprendidos, sem necessidade de pagamento algum. Após estes seis meses, se desejar continuar seus estudos, deve se inscrever na Reciclagem.


¯  Reciclagem – Oferece desconto de 35% no valor dos cursos de Percepção, Harmonia, Improvisação e Arranjo para os alunos já formados e que desejam retomar seus estudos.


Última atualização em Sex, 08 de Janeiro de 2016 10:45
 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM