CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
Cursos » Harmonia
AddThis Social Bookmark Button

O que é ?

Nem sempre o público interessado no curso de Harmonia sabe reconhecê-lo pelo nome. Nesse caso, freqüentemente nos fazemos algumas perguntas que indicam o interesse por esta área de estudo: Por que determinado acorde funciona em certas situações e em outras fica ruim? Como sofisticar uma seqüência de acordes? Como descobrir acordes mais interessantes? Que notas acrescentar para "incrementar" um acorde?
 

As respostas para essas questões estão no curso de Harmonia. Este curso destina-se ao treino e estudo das regras e princípios usados para produzir e combinar os acordes. 

Em progressões esses acordes exercem certas funções que, uma vez decifradas e mapeadas, possibilitam aos alunos enriquecerem e ampliarem o seu vocabulário harmônico. Mas não é só de funções que trata o curso. 

 

Uma atenção especial também é dada para o estudo das escalas onde encontraremos as notas que soam bem com o acorde em questão e aquelas que não combinam com ele. Chamamos este estudo de Harmonia Aplicada à Música Popular.

 

Aspectos Gerais

  • Aulas em grupo
  • Uma aula por semana
  • Livre Acesso
  • Duração das aulas: 1h e 30 min.
  • Duração do curso: oito níveis
  • Pré-requisitos: saber formar e conduzir acordes em algum instrumento harmônico; ler cifras com certa fluência; saber a localização das notas na pauta e no instrumento; conhecer tom, semitom e escala maior.
     

O Método

À semelhança do que acontece em Percepção, o principal instrumento de trabalho é o treino orientado. Toda teoria é apresentada e construída através da prática e os assuntos organizados de forma a facilitar a sua compreensão e incorporação.

A sala de aula é tratada, ora como um laboratório para experiências e aprofundamentos de conceitos, ora como uma sala de ginástica onde esses mesmos conceitos são exercitados.

 

Conteúdo e Programa

O curso é dividido em oito níveis, cada um correspondendo a um período. Os dois primeiros são voltados para as estruturas mais básicas do tonalismo e têm um caráter de fornecer e ampliar o vocabulário. Muitas vezes trata-se de organizar a "cabeça" e os "ouvidos" do aluno em relação a sons e estruturas que ele já conhece, mas não tem clareza sobre seus significados e/ou suas aplicações.

O terceiro período também é voltado para os mesmos objetivos, sendo que as estruturas são mais sofisticadas e complexas em sua realização.

O quarto período tem seu tempo dividido entre os recursos de rearmonização, a utilização da harmonia como recurso de arranjo e a harmonia modal.

 

 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM