CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
Cursos » Arranjo
AddThis Social Bookmark Button

O que é ?

Quando pensamos em como fazer para que uma determinada música possa ser executada por um grupo de instrumentos, estamos nos referindo ao arranjo.

O curso trata da apresentação, estudo e treino dos recursos para combinação dos instrumentos em naipes. São as técnicas contemporâneas utilizadas profissionalmente nos mais diversos estilos musicais, desde as mais simples até as mais sofisticadas.

Durante o curso o aluno terá a oportunidade de escrever arranjos de base (para a seção rítmico-harmônica), arranjos para grupos vocais, pequenas orquestras e até para uma Big Band.


Aspectos Gerais

  • Aulas em grupo
  • Uma aula por semana
  • Duração das aulas: 1h e 30 min.
  • Duração do curso: seis níveis de 3 meses cada
  • Pré-requisitos: ter domínio razoável em seu instrumento principal além de usar algum instrumento harmônico como ferramenta para a harmonia; saber anotar suas idéias musicais em pauta e cifra; ter conhecimentos de harmonia e de teoria musical.


O Método

As aulas são bastante práticas com muita ilustração e treino - exemplos de arranjos gravados em CD acompanhados da partitura e exercícios de reforço. Uma vez por mês acontece a OLA - Orquestra Laboratório de Arranjo, onde os alunos têm seus arranjos executados por uma orquestra profissional. Esse evento não só permite a comprovação da eficácia das técnicas aprendidas, como também prepara o aluno para os detalhes que envolvem o dia-a-dia dos arranjadores: a organização e condução do ensaio, a clareza da notação musical, princípios de regência e etc.

 

Conteúdo e Programa

O curso é dividido em seis níveis, cada um correspondendo a um período.

São abordados os aspectos mais básicos como a definição da forma e o planejamento do arranjo. Além disso trata das técnicas mecânicas a 3, 4 e 5 vozes. Depois são apresentadas e praticadas as técnicas não mecânicas, com sonoridade mais sofisticada. Por último, o tempo é dividido entre a técnica de escrita linear e as várias técnicas de rearmonização no arranjo.

 

 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM