CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
Cursos » Improvisação
AddThis Social Bookmark Button

O que é ?

Será que alguém pode aprender a improvisar? Se você acha que improvisar é uma coisa "mágica" ou que na hora precisa "baixar o santo", então a resposta é NÃO! Mas será que é assim mesmo?

Na verdade o curso de Improvisação trata do estudo e treino de um conjunto de recursos que auxiliam o músico na criação e no desenvolvimento de fraseados melódicos instantâneos. Nesse sentido as matérias-primas da improvisação são as escalas, padrões e arpejos sugeridos pela harmonia.


Aspectos Gerais

  • Aulas em grupo
  • Uma aula por semana
  • Duração das aulas: 1h e 30 min.
  • Duração do curso: seis níveis
  • Pré-requisitos: ter conhecimentos de teoria musical; cifragem; domínio (no instrumento) dos arpejos dos acordes, da escala maior e das três formas de escala menor em todas as tonalidades.

O Método

Para se conseguir um improviso fluente com uma melodia "cantável" e que faça sentido, todos os conceitos e recursos aprendidos precisam, como se diz na gíria, "estar debaixo dos dedos". Sendo assim, nas aulas os alunos participam cada um no seu instrumento e toda informação é colocada em prática imediatamente, transformando cada encontro numa prazerosa sessão de improvisação.

 

Conteúdo e Programa

O curso é dividido em seis níveis, cada um correspondendo a um trimestre.

O conteúdo é dedicado à improvisação por centros tonais (maiores e menores) e ao estudo dos modos da escala maior, da menor natural, da menor harmônica e da menor melódica.

Tratamos também do estudo e emprego das escalas pentatônicas e simétricas (tons inteiros e diminuta) e ainda do desenvolvimento de fraseados cromáticos e da rearmonização do improviso.

 

 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM