CIGAM
CIGAM
CIGAM - Centro musical
Principal
Novidades
Escola
O que é o Cigam?
Nossas Aulas
O Ano Letivo
Nossos Cursos
Nossas Estratégias
Eventos
Cursos
Percepção
Harmonia
Arranjo
Composição
Improvisação
Piano/Teclado
Violão/Guitarra
Instrumentos
Coral Cigam
Canto
Oficinas
Downloads
Partituras
Músicas
Artigos
Multimidia
Fotos
Vídeos
Rádio Cigam
Calendário
Contato
Cursos » Violão/Guitarra
AddThis Social Bookmark Button

MÓDULO DE INICIACÃO

O que é ?

O curso servirá para iniciantes no estudo do violão (não tocam nada no instrumento) e atenderá também a músicos que tocam instrumentos melódicos e precisam iniciar o estudo de um instrumento harmônico.

 

Aspectos Gerais

  • Aulas em grupo
  • Uma aula por semana
  • Duração das aulas: 1h e 30 min.
  • Pré-requisitos: não há

Método

O método consiste no desenvolvimento gradual das habilidades de mão esquerda e mão direita necessárias à execução do violão e guitarra.

 

Primeiramente são estudadas as posições (acordes) da mão esquerda, e depois as levadas (ritmos) realizadas com a mão direita. Além disso, são abordados alguns assuntos teóricos necessários à prática musical, como notas musicais, cifragem, etc.

O curso é 100% prático, e o contato com o instrumento e com músicas acontece desde a primeira aula. A base do aprendizado é um repertório de 40 músicas brasileiras selecionadas e organizadas por ordem crescente de dificuldade. Cada uma dessas músicas é tocada em vários tons, de modo que desde o início é passada ao aluno a visão musical relativa, que é reconhecida como a forma mais prática e inteligente de se pensar musicalmente, e que é comum a todos os cursos do Cigam. Além disso, o método visa desenvolver a musicalidade e a percepção musical dos alunos, incentivando e ensinando-os a apoiar-se na própria audição ao tocar, e fornecendo as ferramentas necessárias para que se tornem músicos independentes e capazes de desenvolver sua habilidade além da aula, por conta própria, sempre evitando a “decoreba” e estimulando o raciocínio musical. Os alunos também são incentivados a buscar e formar um repertório próprio, além daquele visto em aula, no intuito de aplicar o conhecimento e as ferramentas adquiridas ao longo do curso em favor do seu próprio estilo e preferências musicais.

 

Conteúdo

Conheça os assuntos abordados no Módulo 1:

a) 24 acordes (posições feitas pela mão esquerda)

b) 40 músicas tradicionais e populares brasileira, utilizando os acordes aprendidos, e tocadas em vários tons.

c) Partes do violão.

d) Postura corporal.

e) Notas musicais.

f) Notas musicais no braço do violão.

g) Transposição de tonalidades.

h) Diagramas de acordes.

 i) Cifras


A ênfase do curso é o aprendizado do violão ou guitarra como instrumento de acompanhamento, que é a função principal destes instrumentos dentro da música popular; além do mais, o conhecimento de acordes, cifras e levadas é importante
mesmo àqueles que queiram especializar-se como solistas.

 

O curso é desenvolvido com o apoio de uma apostila que foi elaborada pelo prof. Diego Cavalcanti.

 

Mailing

Assine e mantenha-se informado das atividades do Cigam.

Nome:

E-mail:


   RÁDIO CIGAM