O Cigam

Cigam. Afinal, que escola é essa ?

Você já conhece o Cigam?

Fundado em 1987 pelo compositor e professor Ian Guest, o Cigam – Centro Musical é um curso livre especializado no ensino da música popular.
Desde 1997 sob a batuta do professor Claudio Bergamini, mantém o firme propósito de oferecer o que há de melhor em ensino musical no país. Aliás, o Cigam já formou muitos músicos que hoje são importantes nomes no cenário da musical nacional.
Atendemos a qualquer perfil de aluno: do iniciante ao músico que busca o aperfeiçoamento, dos que só tocam de ouvido àqueles que recorrem sempre à partitura, do autodidata ao músico com formação superior, do amador ao profissional.

Compromisso Cigam

O Cigam está sempre empenhado em oferecer o que há de melhor e mais moderno, seja qual for o objetivo do aluno com o estudo de música.
Com nosso projeto pedagógico diferenciado e ferramentas didáticas exclusivas, proporcionamos uma experiência única e tranformadora ao aluno.
Outro diferencial do Cigam é a Coordenação Pedagógica, responsável pela aplicação desse projeto pedagógico, pelo material didático adotado e pelo acompanhamento minucioso do desempenho e evolução dos alunos.

De onde vêm os professores do Cigam?

Nós não contratamos professores, nós formamos bons professores. O nosso quadro de professores é composto, em sua grande maioria, por ex-alunos da escola.

As principais ferramentas de nosso Projeto Pedagógico

Perfil Cigam

Para começarmos bem afinados, oferecemos gratuitamente o Perfil Cigam, nosso serviço de orientação pedagógica.

No Perfil Cigam, você vai conhecer melhor a escola, nossos cursos e método de ensino. No dia desta visita, a Coordenação Pedagógica vai analisar o seu histórico musical, áreas de interesse e nível de conhecimento, para sugerir um programa personalizado de estudo.

Não se trata de um teste de aptidão ou de admissão, não tem caráter eliminatório ou seletivo, uma vez que o Cigam atende a todos aqueles que querem estudar música.

A qualquer momento, o aluno também pode recorrer ao Perfil Cigam para esclarecer que matérias são aconselháveis em seu estágio de aprendizado, qual turma está trabalhando certo conteúdo ou qualquer outra questão de ordem pedagógica.

Faça agora seu Perfil Cigam

Livre Acesso

Curso de Percepção no CIGAMO sistema de Livre Acesso, uma moderna ferramenta exclusiva do Cigam, permite ao aluno assistir às aulas de outras turmas, sem acréscimo no pagamento e sem burocracia. Com o Livre Acesso, é possível intensificar o treinamento, repor uma aula, rever determinado assunto e até mesmo alcançar um nível mais adiantado.

Desta forma, oferecemos uma abordagem individualizada, com as vantagens do trabalho coletivo e o respeito à velocidade de assimilação de cada aluno.

O Cigam é +

O estudo do instrumento, mais cedo ou mais tarde, acaba colocando o aluno em contato com outras áreas de estudo. Por isso, os pacotes +Instrumental, +Vocal e +Músico foram elaborados para proporcionar, não só descontos especiais, como também um estudo muito mais completo e aprofundado.

+Instrumental

É a combinação de uma matéria de Linguagem Musical (Harmonia, Percepção, Improvisação ou Arranjo) com a prática do instrumento ou canto. Ex.: Percepção + Guitarra; Harmonia + Piano.

+Vocal

É a combinação do Coral com a Percepção.

+Músico

É a combinação de duas ou mais matérias de Linguagem Musical. Ex.: Percepção + Harmonia; Harmonia + Improvisação; Harmonia + Percepção + Improvisação.

Este pacote dá direito a desconto na(s) matéria(s) acrescentada(s).

Misturando os pacotes

O aluno também pode misturar os pacotes +Instrumental e + Músico para cursar duas ou mais matérias de Linguagem Musical junto com um ou mais instrumentos. Ex.: Percepção + Harmonia + Baixo; Harmonia + Improvisação + Violão + Flauta.

Pode ainda misturar o +Vocal com o +Instrumental. Ex.: Percepção + Coral + Canto

Critérios de avaliação

A escola tradicional, ainda hoje, mede o sucesso de seus alunos pelas suas notas, com resultados questionáveis. Seria melhor que fossem utilizados outros critérios: o envolvimento com a matéria, a realização dos trabalhos propostos, a participação e o acompanhamento do aluno aula a aula. No Cigam é assim!
Nosso sistema de avaliação se baseia na observação permanente do aluno, levando em conta o seu rendimento ao longo de todo o período letivo.
Além disso, também são utilizados exercícios de avaliação (respondidos em casa) e outros trabalhos práticos, que estimulam a pesquisa e servem para sedimentar conceitos e expandir o treinamento iniciado em sala de aula.
No final de cada período letivo, os professores se reúnem com a Coordenação Pedagógica para o Conselho de Classe, quando os educadores realizam o levantamento do perfil de cada turma, avaliam o aproveitamento de cada aluno e traçam estratégias para o período seguinte.

Não seria interessante que os conceitos fossem introduzidos de forma progressiva e consistente? E que as aulas fossem conduzidas de uma forma leve e descontraída? E que os resultados fossem aparecendo naturalmente?
No Cigam é assim!

O Cigam funciona das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, oferecendo diversas faixas de horário, em qualquer modalidade de aula.

Localizado no Centro do Rio de Janeiro (Rua Santa Luzia, 799/7° andar), no corredor cultural da Cinelândia, o Cigam é atendido por diversas linhas de ônibus, que fazem ponto bem próximo à escola. Se você vem de Metrô, utilize a saída Santa Luzia da estação Cinelândia, que fica na mesma calçada. O VLT também tem uma estação na Cinelândia, na esquina da avenida Rio Branco com a rua Santa Luzia. Para quem utiliza as barcas, o Cigam também fica próximo à Praça XV.