O curso de Percepção Musical, também conhecido como Ritmo e Som, é o estudo e treino do ritmo e da melodia, com o aprendizado da leitura de partitura (solfejo) e da escrita (ditado) em partitura. A teoria musical, uma espécie de gramática dessa linguagem, vai sendo incorporada gradualmente, conforme a necessidade e nunca como um pré-requisito. Ou seja, todos os conceitos teóricos são apresentados como resultado da prática, facilitando sua assimilação e tornando o aprendizado leve e divertido.
A quem se destina este curso?
Você busca uma “alfabetização” musical? Gostaria de aprender a ler e escrever música? Está encontrando dificuldade nos trabalhos porque não sabe ler partitura?
Não importa se você é iniciante ou se busca o aperfeiçoamento, se é amador ou profissional. Dominar a linguagem musical é essencial, qualquer que seja a sua pretensão musical. Por isso, o curso de Percepção, que aborda desde as estruturas mais elementares até as mais complexas, é indispensável para o desenvolvimento do músico.
Pré-requisitos
Não há.
Do que se trata?
Muita gente pensa que a linguagem musical é uma coisa distante e muito difícil de ser compreendida. Ou ainda, que seja preciso um talento especial para ler e escrever música.
Você dificilmente se surpreenderia ao ver alguém lendo um jornal ou escrevendo um bilhete, não é mesmo? Então, por que na música deveria ser diferente?
É só uma questão de treino!
Como acontece no estudo de línguas estrangeiras, no “musiquês”, partindo de exercícios específicos, vamos aos poucos, “educando” o ouvido, de forma que, mesmo sem o auxílio de um instrumento, conseguimos entender e nos expressar através da linguagem musical.
No curso de Percepção estudamos o ritmo e a melodia, com o aprendizado da leitura (solfejo) e da escrita (ditado). Os elementos teóricos, uma espécie de gramática dessa linguagem musical, vão sendo incorporados gradualmente, conforme a necessidade e nunca como um pré-requisito. Ou seja, toda teoria é apresentada como resultado da prática, facilitando sua assimilação e tornando o aprendizado leve e divertido.
O método
Se uma pessoa tem um mínimo de fluência numa língua qualquer, pode ter certeza de que adquiriu essa prática por reflexo. Utilizamos esta mesma estratégia para o aprendizado da leitura musical. No curso de Percepção, trabalhamos em duas “frentes”: ritmo e melodia, tratados inicialmente em separado, por motivos didáticos.
Ao ler uma palavra é bem mais difícil soletrá-la do que lê-la por inteiro. Isso porque, ao ler você não se detém sobre cada letra, e sim enxerga o todo. É assim que funciona com o “clichê” rítmico.
Ao invés de “soletrar” o ritmo, os alunos aprendem a reconhecer o som, a partir da imagem do clichê e vice-versa, obtendo assim muito mais fluência e compreensão daquilo que se lê.
No trabalho melódico, utilizamos o método Kodály de solfejo relativo (ou “dó” móvel), onde as notas musicais são tratadas por sua “função melódica” e não por seu som isolado.
Para entender melhor o conceito de solfejo relativo, imagine a seguinte situação: você quer colocar algumas bolas, exatamente iguais, numa caixa e depois gostaria de identificar uma delas. Depois de misturadas dentro da caixa, seria impossível saber, por exemplo, qual foi a terceira bola colocada. Mas se essas bolas fossem uma de cada cor, a identificação seria automática. No solfejo relativo é como se enxergássemos a “cor” dos sons musicais ou, em outras palavras, a função melódica de cada nota da melodia.
Duração das aulas e do curso
As aulas são em grupo, uma vez por semana, com duração de 1h e 30 min. cada. O aluno que desejar pode frequentar outras turmas dessa matéria, dentro do sistema de Livre Acesso.
Dividido em dois módulos, Iniciação e Aperfeiçoamento, o programa do curso é distribuído em dez níveis, cada um deles programado para um trimestre. Dessa forma, a duração total do curso é estimada em dois anos e meio, podendo este tempo variar de acordo com as habilidades do aluno, seu empenho e frequência às aulas e ao Livre Acesso.
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